A natureza aparentemente tem um padrão matemático para se
compor. O crescimento dos galhos de uma árvore e das folhas em uma
haste, o desenvolvimento das conchas, no arranjo do cone de uma
alcachofra e do abacaxi, no desenrolar de uma samambaia... Essa ordem
matemática se chama Sequência Fibonacci (nome do matemático do matemático de pisanodo século XIII. Leonardo Fibonacci, que introduziu o estudo dessa sequência no mundo ocidental). Você deve conhecê-la:
1-1-2-3-5-8-13-21-34-55-89-144-233-377...
A sequência começa com 1 e os números seguintes são a soma
deles mesmos com seu antecessor. Quando dividimos um número da sequência
Fibonacci pelo seu antecessor obtemos o número irracional que começa
com 1,618, o Número PHI. Nos primeiros números da sequência o valor é
muito impreciso, mas `partir do 12º segundo número as três casa decimais
do número irracional 1,61803399 e quanto mais avança a sequência mais
próximo vamos chegando do 1,61803399. Esse número é chamado de PROPORÇÃO
ÁUREA, RAZÃO ÁUREA, DIVINA PROPORÇÃO, NÚMERO DE OURO....
O mais incrível é que essa Divina Proporção se encontra também
em você, na proporção de machos e fêmeas de uma colmeia, na proporção
do aumento do diâmetro das espirais das sementes de Girasol, em formas
geométricas e infintos lugares na natureza!
A divina proporção se manifesta através da sequência Fibonacci nos ossos da mão.
No corpo humano encontramos 1,618 nas seguintes medidas: (dividindo a MAIOR pela MENOR)
A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão.
- A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
- A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax.
- A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
- O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta.
- A medida da dobra central até a ponta dividido e da segunda dobra até a ponta.
A divina proporção no rosto humano.
A medida 1 dividida pela medida 2, e a dois dividida pela medida 3... 1,618....
A geometria e a Divina Proporção:
O Retângulo Áureo mostra o padrão de crescimento da Proporção Áurea.
O pentagrama é obtido traçando-se as diagonais de um pentágono
regular. O pentágono menor, formado pelas interseções das diagonais,
está em proporção com o pentágono maior, de onde se originou o
pentagrama. A razão entre as medidas dos lados dos dois pentágonos é
igual ao quadrado da razão áurea.
Pitágoras identificou a Divina Proporção
no pentagrama, e passou a utilizá-lo com símbolo da "Irmandade
Pitagórica". Esse era um dos motivos que levava Pitágoras a dizer que
"tudo é número", ou seja, que a natureza segue padrões matemáticos.
Esse padrão da Natureza, chamado de Divina Proporção, foi muito utilizado também por arquitetos e artistas desde a Idade Antiga:
Leonardo da Vinci pintou o quadro "Monalisa" utilizando a Proporção Áurea
em diversos aspectos da obra.
O Partenon em Atenas, construído segundo a Divina Proporção Áurea.
Parece que a natureza nunca vai deixar de nos surpreender...
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