Bem Vindos ao Portal Arco Íris - Confederação Intergaláctica

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Você sabe por que a pomba branca é o símbolo da paz?


Você sabe por que a pomba branca é o símbolo da paz?
A alegoria da pomba branca como mensageira da paz é bíblica. Um desses episódios é narrado no capítulo 8 do livro de Gênesis, primeiro livro do Velho Testamento. No versículo 11, está escrito: “Ao entardecer, quando a pomba voltou, trouxe em seu bico uma folha nova de oliveira. Noé então ficou sabendo que as águas tinham diminuído sobre a terra”.

De acordo com a narrativa bíblica, essa passagem simboliza a paz entre Deus e os homens. Além disso, o ramo de oliveira significava também garantia de alimento, de remédio e da bênção divina. É a certeza que as preces de Noé foram ouvidas e que Deus sempre vem ao encontro dos necessitados.

Há também citações à pomba nos Evangelhos. Em Mateus, capítulo 3, versículo 16, encontra-se escrito: “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele”.

Apesar de não haver menção da cor dessas pombas na tradição bíblica, os costumes da época explicam que “o animal ofertado em sacrifício não poderia ser pintado ou doente, deveria ser branco”. E como a pomba era muito usada por judeus pobres em sacrifícios, ela ficou como “símbolo da paz”.

Seja como for, acreditamos que os fundamentos que apontam para a paz no mundo são os valores da ética, da justiça e do amor. Não existe homem algum, na Terra e além-mar, que não queira e busque a paz. No entanto, somente os homens nobres e evoluídos conseguem encontrar a paz. O homem vil faz da guerra uma condição de sua existência. Não vive sem eliminar o seu oponente, pois a destruição do outro é sua energia vital.

A paz precisa ser construída, primeiramente, dentro de nós. Depois, na nossa família. Em seguida, na nossa rua. No nosso bairro, na cidade, no estado, país, no continente, no mundo… Enfim, seja de paz, construa a paz, viva na paz!
Escrito por Luis Lemos
fonte:eusemfronteiras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário